segunda-feira, 1 de setembro de 2008

PINGOS NOS I's - Análise de Edson Pinto


ANÁLISE DOS COMENTÁRIOS DE UMA HOLANDESA SOBRE O BRASIL

(O início de cada item, em preto, é da autora da carta. Os comentários, em azul, são meus)

Ela diz:

Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil. E realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior elesmaximizam os positivos, enquanto no Brasil maximizam os negativos.

1) Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.

COMENTÁRIO:
Fizemos de fato um bom progresso neste particular. Temos, contudo que considerar o fato de termos 190 milhões de habitantes, mais de 100 milhões de eleitores e que, aqui, até analfabeto vota. O voto eletrônico surgiu quase como uma necessidade para a realização de tantas eleições como temos. A Holanda tem 16 milhões de habitantes. 12 vezes menos do que o Brasil e o seu território é cerca de 200 vezes menor do que o nosso. Claro que não é por falta de inteligência que eles não implantaram ainda um sistema de voto eletrônico. Acresce-se a isso o fato de que a Holanda é uma monarquia constitucional que elege por voto direto apenas os 150 membros da Segunda Câmara e os Deputados das 12 províncias. Bem mais simples do que o nosso sistema eleitoral. Tenho certeza que o Brasil não terá nenhum pudor em passar-lhes nosso know how nesta matéria se eles julgarem importante tê-la.

2) Só existe uma companhia telefônica e (pasmem!) se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

COMENTÁRIO:
Lamento que atualmente seja assim. Quando morei naquele belo país, funcionava muito bem. No Brasil, o sistema teve grande crescimento com a privatização do setor de comunicações. Porém, isto nos trouxe um problema que nem podíamos imaginar e que ainda não se encontra resolvido: O atendimento ao consumidor é uma tortura sem fim. Quem nunca teve um ataque de nervos quando precisou falar com a operadora da telefonia fixa ou mesmo da celular para fazer uma reclamação ou cancelar uma linha? Por aqui as coisas melhoraram, sem dúvida, porém ainda não estão boas.

3) Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos - antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com a mesma mão suja entregam o pão ou a carne. Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

COMENTÁRIO:
Penso que a autora da carta menciona alguma excentricidade de certos lugares. Eu mesmo nunca vi de forma generalizada essa falta de higiene nos paises desenvolvidos. Se isso fosse real haveria muita doença, o que sabidamente não é o caso. Aqui no Brasil, excluídos as regiões mais abastadas e por isso, melhor educadas, o que se vê é exatamente a falta de higiene. Será que a autora já foi a uma favela, a um boteco de periferia ou à feira livre em certos rincões do país?

4) Na Europa, nao-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador. Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir para lá dar aulas de 'Como conquistar o Cliente'.

COMENTÁRIO:
Verdade que o atendimento de restaurantes ou de outros serviços em Paris é um acinte. Nosso povo mais comunicativo e caloroso seria, de fato, um sucesso por lá. Mas não vamos pensar que todos os prestadores de serviços aqui no “patropi” são, assim, tão gentis. Quem já teve a experiência de ser atendimento em uma Delegacia de Polícia para registrar um BO? Você já viu como as pessoas simples são tratadas nas filas do INSS ou em um hospital do SUS? E uma abordagem de um policial na nobre missão de cuidar da segurança pública?

5) Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.

COMENTÁRIO:
Não dá para concordar plenamente. Penso que ela não conhece o Galvão Bueno e outros ufanistas tupiniquins. O brasileiro é exageradamente nacionalista. Em qualquer evento esportivo do mundo vemos mais bandeiras do Brasil do que de outros paises, incluindo a dos EUA. Penso até que um dos nossos males é exatamente esse de achar que somos bons em tudo, quando na verdade somos apenas bons em algumas coisas.

6) O Brasil tem uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa.

COMENTÁRIO:
Jogo do contente, pois ter um Português mais apreciado do que o do país original não melhora muito nossa vida no mundo internacional dos negócios. Temos, sim, orgulho da língua portuguesa, mas seria muito bom se os brasileiros falassem com mais regularidade a língua internacional por excelência que é o Inglês.

7) Os brasileiros são vítimas de vários crimes contra sua pátria, crenças, cultura, língua, etc. Os brasileiros mais esclarecidos sabem que tem muitas razões para resgatar as raízes culturais. Os dados são da Antropos Consulting:

COMENTÁRIO:
Essa informação contradiz pesquisas que nos mostram como um dos povos mais otimistas do mundo, mesmo sabendo que temos carências sociais ainda não resolvidas. Minha experiência pessoal é que, fora do Brasil, sempre tive muito orgulho de dizer que sou brasileiro. A nossa imagem é – em geral – muito boa. Isso nos facilita a abertura de muitas portas.

8) O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

COMENTÁRIO:
Parece que isto é verdadeiro. Só precisamos investir em pesquisas próprias para não ficarmos pagando fortunas pela compra de medicamentos produzidos em outros paises como fazemos com o coquetel de combate à AIDS e outros medicamentos que os países desenvolvidos protegem com patentes e nos cobram os olhos da cara para seu fornecimento.

9) O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

COMENTÁRIO:
Legal! Temos tradição em pesquisas de vanguarda, o que nos falta é uma política robusta para o desenvolvimento de pesquisas nas mais variadas áreas das Ciências. As nossas Universidades apresentam baixíssimos índices de resultados em pesquisas básicas e há pouca integração com a iniciativa privada. Quem nunca ouviu falar de cientistas brasileiros que migram para centros mais desenvolvidos somente porque lá podem desenvolver melhor as suas pesquisas? No final, os paises desenvolvidos acabam usurpando os nossos talentos a custo zero e ainda ficam com a vanguarda do desenvolvimento cientifico.

10) Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

COMENTÁRIO:
Francamente não consigo entender como uma cidade tão perigosa e recordista mundial de crimes pode, ao mesmo tempo, ser assim tão solidária. Será que a solidariedade de que fala a autora é a normal entre vitimas da violência urbana? Enquanto tivermos tanta miséria nos aglomerados urbanos do país não conseguiremos fazer de nossas cidades locais agradáveis para se viver e para receber turistas. Não fosse isso verdade, o Rio de Janeiro, pelas suas belezas naturais incontestes, deveria ser um dos destinos turísticos mais fortes do mundo, e não é.

11) Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

COMENTÁRIO:
Bom que tenhamos um sistema informatizado para apuração de votos em eleições de todos os níveis. Seria melhor, contudo, que tivéssemos bons candidatos, honestos, competentes e que encarassem a vida publica como um sacerdócio e não como meio de enriquecimento ilícito como temos visto ao longo de tantos anos da Política brasileira.

12) Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

COMENTÁRIO:
Temos crescido sim no uso da Internet e das ferramentas de informatização responsáveis pela economia pós-industrial que já domina grande parte do mundo. Esta, de fato, constitui-se em uma grande oportunidade que temos para queimar etapas no processo de desenvolvimento. Se os governos, presente e futuros, entenderem bem isso, certamente saberão cuidar bem para que as telecomunicações e a web não sucumbam sob o peso absurdo de impostos.

13) No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

COMENTÁRIO:
Temos esse mercado de 190 milhões de habitantes e a abundância de recursos outros que nos propicia a montagem do próprio parque industrial. É algo que não devemos desprezar e muito menos tentar tirar proveito inconseqüente. Nesses dias que correm, discutem no âmbito do CONFAZ o aumento das alíquotas do IPI para os veículos populares, justo no momento em que o país mais produziu carros em toda a sua história. Os políticos imaginam que os fabricantes estão ganhando muito e o povo com muita renda, de tal modo que poderiam coletar mais impostos. Parece desconhecer que seria mais inteligente aumentar a arrecadação de impostos em função de maiores vendas em quantidades. Nunca devemos nos esquecer que a nossa carga tributária já ronda os 40% do PIB. Uma das maiores do mundo e sem retorno adequando em termos de serviços públicos. Querem matar a galinha dos ovos de ouro...

14) Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

COMENTÁRIO:
Ótimo, mas precisamos persistir, pois o ideal é 100%. Além do mais, está na hora de começarmos a trabalhar no aspecto qualidade, pois o desempenho de nossos alunos em testes mundo afora sempre nos colocam nos últimos lugares. O problema começa com a falta de preparo dos professores, baixos salários que não atraem bons profissionais, escassez de recursos materiais e pais relapsos quanto à educação de seus filhos. Temos muito a fazer nesse tema.

15) O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo com 650 mil novas habilitações a cada mês.

COMENTÁRIO:
A tecnologia de comunicação móvel desenvolveu-se e expandiu-se mundo afora. Felizmente em momento muito adequando tomamos a decisão de privatizar o setor e isto atraiu capitais que nos colocam em posição não muito distante do que já ocorre em paises de nível de desenvolvimento mais adiantado. Se os impostos não fossem tantos, teríamos mais gente ainda desfrutando dessa revolucionária tecnologia.

16) Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.

COMENTÁRIO:
Mas, ainda temos problemas... O telefone tem que ter seu uso universalizado como está contido na legislação que regula o setor. Cobram-se, ainda, muitos impostos e a população mais pobre não consegue manter telefones fixos com taxas tão altas. A conseqüência disso é que está ocorrendo uma migração para a telefonia móvel, pois nela as pessoas ainda podem ser contatas sem necessariamente gerar ligações e custos.

17) Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

COMENTÁRIO:
Este é um dado positivo. Felizmente, empresários brasileiros têm consciência de que a manutenção de suas posições de liderança nos mercados em que atuam depende da excelência de seus atendimentos e de seus produtos. As normas de qualidade são partes desse processo. Chama-nos, contudo, a atenção o fato de que não há certificado ISO 9000 capaz de melhorar o desempenho de prestadores de serviço monopolistas, como os Correios e outros quando não há concorrência para lhes roubar os clientes.

18) O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos. Por que esse vício de só falar mal do Brasil?

COMENTÁRIO:
A dimensão continental do país é propícia para a existência de um robusto mercado para aviação tanto comercial como pessoal. No entanto, não temos ainda um sistema de trens de alta velocidade ou mesmo metrôs em extensão suficiente para poupar-nos dos dissabores do uso quase que obrigatório do carro nas nossas grandes cidades. Não nos iludamos quanto ao tamanho da frota de helicópteros: Ela decorre da dificuldade de locomoção. Quem tem dinheiro suficiente opta por um helicóptero até mesmo para ir da casa que fica no bairro chique e tranqüilo para a sua fábrica do outro lado do burburinho urbano.

19) Por que não se orgulhar em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

COMENTÁRIO:
A nossa publicação chegou a ápice de cerca de 50.000 títulos em 1998 e vem caindo gradativamente nos últimos anos. Atualmente está em cerca da metade de títulos novos. Não é difícil correlacionar esse número com o nível educacional do brasileiro. Sabemos que o brasileiro lê pouco, bem como a quantidade de analfabetos funcionais (aqueles que lêem, mas não compreendem bem o que lêem) é muito grande. O hábito da leitura deve ser forjado na escola básica. Esse é um dos grandes desafios do sistema educacional do país.

20) Que o Brasil tem o mais moderno sistema bancário do planeta?

COMENTÁRIO:
Aqui uma pitada de ironia: Com tanto dinheiro que os bancos vêm ganhando nas últimas décadas neste país, seria inaceitável que não tivessem colocado parte de seus astronômicos lucros na modernização do sistema bancário. Além do mais, os bancos no Brasil são empregadores que pagam maus salários e a automação ajuda-os a reduzir a quantidade de funcionários de suas folhas de pagamento. Considerando que os grandes computadores, os softwares operacionais, seus aplicativos, bem como o hardware das redes de comunicação e outras parafernálias necessárias para o funcionamento dos sistemas computacionais dos bancos são desenvolvidos e vendidos pelos paises ricos, estes agradecem...

21) Que as agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

COMENTÁRIO:
É verdade! Temos grandes gênios da comunicação que merecerem tais prêmios. Não fosse a criatividade dessa gente, ficaria quase impossível vender produtos e serviços que incorporam uma das maiores cargas tributária do planeta.

22) Por que não se fala que o Brasil é o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedica considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

COMENTÁRIO:
Essa faceta da personalidade média do brasileiro é de fato muito interessante. Temos – em geral – a idéia de que podemos ficar ricos tocando o próprio negócio. O brasileiro tem o empreendedorismo circulando em suas veias. Esse é um patrimônio cultural que nos colocaria em excelente posição no rank do desenvolvimento se não fossem os entraves burocráticos que nos colocam na rabeira da lista de países para se abrir e fechar negócios: Meses para abrir uma empresa e anos para fechá-la. Impostos em excesso, legislação trabalhista totalmente defasada, burocracia infinda para tudo e, apesar disso, ainda conseguimos levar adiante sonhos de termos o próprio negócio. Imaginem se fossemos um país sem burocracia e com nível adequado de tributação? Ninguém nos seguraria...

23) Por que não dizer que o Brasil é hoje a terceira maior democracia do mundo?

COMENTÁRIO:
Ainda bem! Só que demoramos muito a consolidar nossa democracia. Tivéssemos consolidado-a há tempos e o nosso sistema político seria menos corrupto e confuso. Decisões de governo mais acertadas teriam nos colocado em patamar de desenvolvimento e de equilíbrio social elevados. A propósito, temos a quinta população mundial e, portanto é natural que sejamos, pelo menos numericamente falando, uma grande democracia.

24) Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

COMENTÁRIO:
Não tomaria esta afirmação tão a sério. O nosso sistema eleitoral, embora com toda a aparência de democrático, contém um erro capital: As pessoas de bem se afastam da política porque não se sentiriam confortáveis em meio tão hostil, para não dizer outra palavra mais ácida. Por outro lado, os espertalhões, os desonestos e os detentores de outros vícios morais condenáveis buscam no aparato político meios para prosperarem e se protegerem. Um dia isso mudará, mas precisamos ainda de algumas gerações e de reformas do sistema político que garantam o mínimo de atratibilidade aos homens de bem.

25) Por que não lembrar que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

COMENTÁRIO:
O caráter hospitaleiro do brasileiro é de fato um de nossos traços marcantes. Somos hospitaleiros e calorosos, penso, por que temos um país de sol o ano inteiro e a natureza pródiga que herdamos nos conferem permanente esperança quanto ao futuro. Quem já viveu em um país com pouco sol, onde tudo parece já ter sido feito, sabe muito bem o que é ser frio e triste ao mesmo tempo. Quanto a se esforçar para se comunicar com estrangeiros, isto faz parte desse caráter amistoso/caricatural de nossa gente.

26) Por que não se orgulhar de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando?

COMENTÁRIO:
É assim que levamos a vida... Ponto para nós. Melhor, contudo, seria se sambássemos menos, mas, em contrapartida, tivéssemos a eliminação de nossos eternos contrastes sociais. Juro que eu abriria mão de ver anualmente a beleza do carnaval carioca se em troca acabássemos com as favelas e com a bandidagem que fizeram da cidade maravilhosa uma terra de contrastes e violência.

É! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. Bendita seja, querida pátria chamada Brasil!

COMENTÁRIO:
Nada a reparar...